ARIS

Pautada na Proteção Social Básica, na qual é realizado um trabalho social com os usuários e suas famílias. Atualmente a Instituição atende 90 usuários de 06 á 15 anos, oferecendo diversas atividades tanto no período matutino e vespertino, como: informática, artes, tecnologia e cidadania, educação física, ballet, teatro, aulas de street dance, zumba, judô, canto/ coral e dança livre .


Conheça nossa entidade


Avenida: Francisco Monteiro, nº 3801
Santa Luzia- Ribeirão Pires/SP
Telefone: 011 4828-4299
e-mail: aris.org@terra.com.br

ARIS - ASSOCIAÇÃO RIBEIRÃOPIRENSE PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL

A ARIS está registrada no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho Município de Assistência de Ribeirão Pires. Tendo por finalidade a educação, a cultura e a Assistência Social, como instrumento de defesa, proteção e promoção da família, da infância e do adolescente, em sintonia com a lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e o Estatuto da criança e do Adolescente (ECA, art.13).

Pautada na Proteção Social Básica, na qual é realizado um trabalho social com os usuários e suas famílias. Atualmente a Instituição atende 90 usuários de 06 á 15 anos, oferecendo diversas atividades tanto no período matutino e vespertino, como: informática, artes, tecnologia e cidadania, educação física, ballet, teatro, aulas de street dance, zumba, judô, canto/ coral e dança livre .

Oferecemos condições para que a criança e o adolescente desenvolvam a criatividade e o senso crítico, ajudando-os a se tornarem capazes de interpretar a realidade, descobrindo os significados das experiências pessoais e sociais e realizações de ações concretas, para o crescimento de sua própria pessoa e da comunidade. Possibilitando o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e lazer.

A ARIS propõe-se a respeitar as famílias em sua individualidade, oferecendo serviço em grupo onde garanta aquisição progressiva de nossos usuários, de acordo com o seu ciclo de vida e faixa etária.

Complementamos o trabalho social com as famílias, criança/adolescente por meio de atendimentos Psicossocial e Sociofamiliar, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.


HISTÓRIA
A Instituição Aris- Associação Ribeirãopirense para Integração Social, que foi fundada em 20 de agosto de 1975, por um grupo de 12 senhoras chamada Ana Gardesani, Norma dos Santos Prisco, Judith de Mello e Faro Nieri, Antoniza de Castro, Candida Araujo dos Santos, Saveria Junqueira, Emilce Gonçalves Couto Cruz, Dirce Chidatto Orlando, Maria Udovic Dibi, Luiza Natalia Rocha, Dilma Soares Rocha, Esmeralda Gonçalves Almeida.

Em um primeiro momento a ARIS surgiu com o objetivo de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Ribeirão Pires, através de atividades na área de inclusão social da cidade, prestando inúmeros serviços à comunidade, dentre eles a distribuição de cestas básicas, leite, orientação a gestantes, confecções de enxovais para bebes, cursos de culinária, crochê, tricô, pinturas em tecido, artesanatos e outros serviço.

Durante quinze anos mantiveram em funcionamento a pré – escola em parceria com a o poder Publico Municipal de Ribeirão Pires, atendendo em média 140 crianças nos períodos manhã e tarde. Este Projeto começavam a surgir conforme a demanda da sociedade permaneceu na ARIS até o ano de 2.000, e no ano de 2.002 a 2.004 em parceria com a Associação Regional de Deficientes de Visuais e amigos do ABC começaram a oferecer curso de Braile e antigo Mobral hoje o EJA.

Conforme a necessidade da população usuária a ARIS passou a adotar novas características, se adaptando para atendendo a uma nova demanda, assim atualmente a Instituição atende 90 usuários de 06 á 15 anos onde oferece diversas atividades tanto no período matutino e vespertino, como: informática, inglês, meio ambiente e cidadania, recreação e lazer, esportes, balé, artes circenses, teatro e judô entre outros projetos que atualmente estão sendo executados.

A ARIS por disposição contida em seu estatuto social é uma instituição filantrópica, sem finalidade lucrativa, que se mantém através do órgão público, destinada à execução de ações assistenciais, visando à proteção da família, infância e adolescência.Visando encaminhamento para rede, cadastramento e acompanhamento dos usuários, mas o enfoque maior será o fortalecimento de vínculo que atinge diretamente o processo de formação da Criança e Adolescente.

Sendo assim a ARIS atende apenas crianças e adolescentes da região de Ribeirão Pires, em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Conselho Tutelar, CREAS ou CRAS, inscritas no CAD Único, com renda per- capta equivalente ao exigido no programa; Beneficiárias do Programa Bolsa Família. Em meio período, matutino e vespertino, a ARIS serve almoço e lanche para os beneficiados colaborando para o desenvolvimento social do município, fazendo parte da história da cidade e da vida de muitos cidadãos ribeirãopirense.

Atividades

Corpo de Funcionários

AFONSO MENEZES DA SILVA FILHO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

ALINE SILVA CLEMENTE

ORIENTADORA SOCIAL

BRUNO SILVA GALDINO

INSTRUTOR DE TAEKWONDO

CLEIDE LEITE RIBEIRO DOS SANTOS

AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS

DÉBORA DE SOUZA BARROS

NUTRICIONISTA

EVELYN SOARES DA SILVA

INSTRUTORA DE TEATRO

HELEN MAIRA DA SILVA FERRONI

ORIENTADORA SOCIAL

JACKELINE MARQUES DE FARIAS

RECREAÇÃO

JULIETA PACHECO DE ANDRADE SILVA

AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS

KÁTIA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS

INSTRUTORA DE MÚSICA E INFORMÁTICA

KÁTIA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

LILIANE MOTA XAVIER DA SILVA

PSICÓLOGA

PATRÍCIA DE CAMPOS CAVALEIRO

ASSISTENTE SOCIAL

RENATA FERNANDES CORREA

AUXILIAR DE COZINHA

ROSANA FERNANDES TOZZETTI

COZINHEIRA

ROSANI PEREIRA MARTINS GAZITO

INSTRUTORA DE RÍTMOS

SUELI DOS SANTOS IZIDORO

SERVIÇOS GERAIS

VINÍCIUS GODOY GOMES

INSTRUTOR DE JUDÔ

DOWNLOADS